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 Objetivo

Mostrar desde as primeiras etapas como funciona o desenvolvimento de jogos com um pacote completo de projetos e módulos que formam um grande curso de games. Desta forma será abordado os principais tópicos que envolvem a criação de games, como: Modelagem 3d, level design, animação e ilustração de personagens 2d, Rig, programação e todo o workflow com os principais programas desta área para jogos digitais 3d e 2d. 

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Como criar Jogos?


Muitos tem dúvida de como criar um jogo para pc por exemplo, mas estar preparado para o mercado é estar atento as necessidades dele. E hoje em dia é preciso saber como lançar um jogo para várias plataformas, por isso vamos mostrar como é o desenvolvimento de games nos 2 principais motores de jogos, o Unity 5 e Unreal 4. Ambos os motores de jogos compilam para multiplataformas, como IOS, Android, PC, Linux, Mac, Playstation, Windows 8 e o melhor de tudo, os programas são gratuitos, o que facilita muito o desenvolvimento de games.

Descubra todo o processo de criação de jogos com estes programas com a orientação e preparação de profissionais experientes, avançando gradativamente e aprendendo as diferente etapas do processo com as estas duas engines fantásticas. Um jogo precisa de roteiro, game design, animação e de programação por exemplo. E é exatamente isso que vamos desvendar no decorrer das aulas, estudando desde a teoria a prática, construindo exemplos e situações comuns dos jogos.

Com este curso de desenvolvimento de jogos você pode mergulhar de cabeça neste fascinante mundo. Aprenda a programar um game com levels, Inteligência Artificial, Inimigos, Menus, armadilhas, Som, Acelerômetro, controles de animação e exportar para multiplataformas. Tudo isso com qualidade e mostre seu jogo para o mundo!

PROFESSOR mic
Professor Alana Netto
ALANA MAFRA NETTO
Técnologa em Jogos Digitais pela Universidade Positivo, trabalhou no Centro de Inovação da Microsoft e atualmente cursa Engenharia da Computação. Desenvolveu jogos para o mercado educativo na Freddy Bear Games (empresa do grupo Positivo). Participa de eventos voltados a programação como Hackatons e maratonas de programação.

PROFESSOR mic
Professor Filipe Magalhães
Filipe Magalhães
www.mgs3d.com
O Instrutor Lee Magalhães vem trabalhando com 3D a mais de 8 anos nos mais diversos projetos. Formado pelo Istituto Europeu di Design e especialista em modelagem 3D e anatomia humana, vem ensinando como construir personagens e modelos tanto dentro quanto fora do Brasil há 4 anos. Instrutor principal de Zbrush na Digital Tutors trabalha como freelancer em projetos para impressão 3D, mercado publicitario e a industria de games. Já passou por empresas como a Autodesk e TurboSquid.


  • Como criar um jogo -
  • Curso zbrush - Introdução ao Zbrush
    • 02:48
    • 09:28
    • 03 (Intro) - Navegação avançada
      07:45
    • 04 (Intro) - Configurações de tablet
      08:31
    • 05 (Intro) - Customização de interface
      09:57
    • 06 (Intro) - Customização de interface parte 2
      09:18
    • 07 (Intro) - Matcaps Custom
      09:25
    • 08 (Intro) - Começando a esculpir
      10:04
    • 09 (Intro) - Explicação dos brushes
      15:00
    • 10 (Intro) - Máscaras Normais
      09:09
    • 11 (Intro) - Máscaras de Seleção
      08:09
    • 12 (Intro) - Dynamesh
      10:30
    • 13 (Intro) - Início do Projeto
      10:34
    • 14 (Intro) - Processo de Criação
      10:44
    • 15 (Intro) - Blocagem da camisa
      10:03
    • 16 (Intro) - Blocagem básica de anatomia
      11:31
    • 17 (Intro) - Como definir sua blocagem
      12:46
    • 18 (Intro) - Ferramenta de Transpose
      06:30
    • 19 (Intro) - Modificando as proporções
      10:01
    • 20 (Intro) - Começando a esculpir o rosto
      11:18
    • 21 (Intro) - Refinamento de formas
      11:46
    • 22 (Intro) - Timelapse de Refinamento
      14:49
    • 23 (Intro) - Conceito de Subtools e import
      08:39
    • 24 (Intro) - Usando o Extract para criar Acessorios
      07:36
    • 25 (Intro) - Zremesher
      10:32
    • 26 (Intro) - Reprojeção de detalhes
      07:01
    • 27 (Intro) - Refinamento após a retopologia
      06:10
    • 28 (Intro) - Backface masking e Mask by Polygroups
      07:05
    • 29 (Intro) - Detalhamentos Secundários
      09:52
    • 30 (Intro) - Alphas e Detalhamento terciario
      07:55
    • 31 (Intro) - Sistema de Layers
      06:53
    • 32 (Intro) - Superando o limite de poligonos
      10:10
    • 33 (Intro) - Polypaint com Zremesher
      11:11
    • 34 (Intro) - Técnicas de pintura de textura
      14:16
    • 35 (Intro) - Luz e Materiais
      06:50
    • 36 (Intro) - Settings Básicas de Render
      12:29
    • 37 (Intro) - Esclarecimentos gerais
      06:36
    • 38 (Intro) - Clip Curves
      05:28
    • 39 (Intro) - Zspheres
      08:28
    • 40 (Intro) - LightBox
      06:34
    • 41 (Intro) - Spotlight
      07:20
    • 42 (Intro) - Insert Meshes e Insert Multimesh
      08:22
    • 43 (Intro) - UvMaster
      07:47
    • 44 (Intro) - Decimation Master
      06:37
    • 45 (Intro) - ZClassroom
      03:45
  • Curso de ilustração digital - Pintura com Volume de um Personagem
    • 00:43
    • 02 (Game character) - Cleanup
      07:00
    • 03 (Game character) - Colorização 1
      15:15
    • 04 (Game character) - Colorização 2
      08:18
    • 05 (Game character) - Volume 1
      14:38
    • 06 (Game character) - Volume 2
      14:51
    • 07 (Game character) - Volume 3
      08:51
    • 08 (Game character) - Acabamento 1
      14:39
    • 09 (Game character) - Acabamento 2
      14:56
    • 10 (Game character) - Acabamento 3
      12:00
  • Curso de Unity 2D - Introdução ao Unity e Aprendendo a programar em C#
    • 08:16
    • 02 - Entendendo a Interface
      13:06
    • 03 - Game Objects
      05:39
    • 04 - Componentes
      06:37
    • 05 - Packages
      06:37
    • 06 - Prefabs
      03:03
    • 08:47
    • 08 - Aprendendo CSharp - Variáveis
      15:12
    • 13:34
    • 10 - Aprendendo Csharp - Operadores Lógicos
      10:52
    • 11 - Aprendendo CSharp - Comandos de Condição - Switch
      04:36
    • 12 - Aprendendo CSharp - Loops - While e Do While
      06:01
    • 13 - Aprendendo CSharp - Arrays
      06:20
    • 14 - Aprendendo CSharp - Loops - For e Foreach
      05:50
    • 15 - Aprendendo CSharp - Conceito de Funções
      04:53
    • 16 - Aprendendo CSharp - Criando Funções
      17:30
    • 17 - Aprendendo CSharp - Funções Valor ou Referência
      07:06
    • 18 - Aprendendo CSharp - Comunicação entre Scripts
      07:45
    • 19 - Aprendendo CSharp - Vetores Conceito
      03:56
    • 20 - Aprendendo CSharp - Vetores Aplicação
      08:47
  • Curso de Unity 2D - Jogo "Fun with Pets"
    • 01 (Fun with pets) - Introducao ao Unity3D
      30:36
    • 02 (Fun with Pets) - Introducao ao MonoDevelop e CSharp
      06:50
    • 04:57
    • 04 (Fun with Pets) - Criando Um Menu 2D Simples
      13:52
    • 05 (Fun with Pets) - Sprites e Sprite Editor
      06:08
    • 06 (Fun with pets) - Jogo2D Pointandclick Parte 1 Inicio
      16:25
    • 07 (Fun with pets) - Animação2D no Unity
      15:56
    • 08 (Fun with Pets) - Jogo2D pointandclick Parte2 (Animacoes)
      10:32
    • 09 (Fun with pets) - Introdução a Scripting no Unity em C#
      29:34
    • 10 (Fun with pets) - Jogo2D pointandclick Parte3 Scripting
      34:22
    • 11 (fun with pets) - Áudio no Unity
      07:25
    • 12 (Fun with pets) - Jogo2D pointandclick Parte 4
      21:02
    • 13 (Fun with pets) - Exportando um jogo no Unity
      05:59
    • 14 (Fun with pets) - Point and click Parte 5 finalizando
      14:45
  • Curso de Unity 2D - Jogo "Epic Fight Cats"
    • 01 (Arranca Rabo) - Introdução
      11:00
    • 02 (Arranca Rabo) - Conhecendo o ambientede trabalho
      11:00
    • 03 (Arranca Rabo) - Explorando o menu
      12:48
    • ** 03 (b) - Mudanças no Menu Unity 5
      09:17
    • ** 03 (c) - Curiosidades Login Unity 5
      09:17
    • 04 (Arranca Rabo) - Interagindo com os objetos
      17:20
    • 05 (Arranca Rabo) - Importando um sprite-sheet
      17:18
    • 06 (A) (Arranca Rabo) - Organizando a cena com sorting layers
      13:04
    • 06 (B) (Arranca Rabo) - Física- Rigidbody e colisões
      13:35
    • ** 06 (C) - Sistema de Fisica Rigidbody e Colisão no Unity5
      12:17
    • * * 06 (D) - Trabalhando com Layers no Uniity 5 *
      16:11
    • 07 (Arranca Rabo) - Criando e utilizando Prefabs
      12:19
    • 08 (Arranca Rabo) - Introdução a animações através do Controller Animator
      21:41
    • 09 (Arranca Rabo) - Movendo o personagem e Introdução à Scripts
      57:06
    • 10 (Arranca Rabo) - Animação do personagem pulando (básico)
      17:21
    • 11 (Arranca Rabo) - Animação do personagem pulando sobre fundamentos (intermediário)
      23:38
    • 12 (Arranca Rabo) - Animação do personagem pulando e caindo (avançado)
      34:49
    • 13 (Arranca Rabo) - Animação do personagem atacando
      19:19
    • 14 (Arranca Rabo) - Personagem se segurando, escorregando na parede
      32:40
    • 15 (Arranca Rabo) - Animação do personagem se defendendo
      14:21
    • 16 (Arranca Rabo) - Personagem sofrendo danos
      27:28
    • 17 (Arranca Rabo) - Criando um inimigo (Scripts, Triggers)
      48:23
    • 18 (Arranca Rabo) - Fazendo ação de ataque, combate entre player e inimigo
      38:43
    • 19 (Arranca Rabo) - Criando uma linha de base para o cenário e movendo a câmera ao topo
      24:42
    • 20 (Arranca Rabo) - Completando o cenário até o topo para testar jogabilidade
      21:19
    • 21 (Arranca Rabo) - Criando um inimigo que persegue o personagem principal
      37:39
    • 22 (Arranca Rabo) - Sistema de Pontuação(Score) e Vidas do Personagem, Fontes de Texto
      38:38
    • 23 (Arranca Rabo) - Criando Menu (Controle de UI,no Unity 4.6)
      20:31
    • 24 (Arranca Rabo) - Criando telas adicionais (Créditos e GameOver)
      28:47
    • 25 (Arranca Rabo) - Incrementando o cenáriocom animações de fundo
      11:54
    • 26 (Arranca Rabo) - Calibrando o jogo com scriptsavançados (GameController, Singleton, Mensagens, etc)
      1:00:15
    • 27 (Arranca Rabo) - Batalha final contra o chefãoe prêmio da vitória
      1:22:18
    • 28 (Arranca Rabo) - Áudio em Unity2D (Música eEfeitos Sonoros do Jogo)
      19:34
    • 29 (Arranca Rabo) - Customizando e Compilando o Jogo para iOS (iPhone-iPad)
      33:03
  • Animação de personagens 2D para Games - Animação de Personagens 2d
    • 02:09
    • 02 (Personagem Anima 2d) - Compreendendo conceitose atalhos básicos de animação
      18:28
    • 03 (Personagem Anima 2d) - Animando a perna do gato como Puppet Pin tool
      12:04
    • 04 (Personagem_Anima 2d) - Entendendo o script Duik paraanimações de personagem
      11:15
    • 05 (Personagem_Anima 2d) - Criando uma animação de walke configurando o frame rate
      12:06
    • 06 (Personagem_Anima 2d) - Exportando a animação egerando um sprite-sheet
      09:11
  • Curso de Personagens para Jogos - Modelando um Personagens de Jogos
    • 02:36
    • 02 (Personagens de jogos) - Ajustando o nosso Basemesh
      09:52
    • 03 (Personagens de jogos) - Contrução da Jaqueta
      10:36
    • 04 - Refinando a Modelagem e Simetria
      11:56
    • 05 (personagens de jogos) - Começando o Short
      08:42
    • 06 (personagens de jogos) - Construindo o Cinto
      03:49
    • 07 (Personagens de jogos) - Modelando a Bota
      08:26
    • 08 (Personagens de jogos) - Modelando a Faca
      06:50
    • 09 (Personagens de jogos) - Organização de Gruposno Zbrush
      02:19
    • 10 (Personagens de jogos) - Começando a modelar o rosto
      09:59
    • 11 (Personagens de jogos) - Refinamento do rosto
      13:31
    • 12 (personagens de jogos) - Esculpindo as Mãos
      09:08
    • 13 (personagens de jogos) - Esculpindo a Jaqueta
      11:38
    • 14 (personagens de jogos) - Esculpindo o traje de baixo
      08:28
    • 15 (personagens de jogos) - Transformando o traje emuma peça só
      05:56
    • 16 (personagens de jogos) - Usando o Zremesher no Rosto
      06:34
    • 17 (personagens de jogos) - Detalhando o Rosto e Cabelo
      08:30
    • 18 (personagens de jogos) - Exportando nosso modelo para o Topogun
      03:26
    • 19 (personagens de jogos) - Introdução básica ao Topogun
      06:49
    • 20 (personagens de jogos) - Retopologia do Rosto
      10:05
    • 21 (personagens de jogos) - Retpologia da calça
      03:00
    • 22 (personagens de jogos) - Retopologia da Jaqueta`
      06:02
    • 23 (personagens de jogos) - Finalizando nossa malha Low Poly
      04:42
    • 24 (personagens de jogos) - Abrindo as Uvs do Rosto
      03:28
    • 25 (personagens de jogos) - Abrindo as UVs do Cabeloe etc..
      10:36
    • 26 (personagens de jogos) - Organizando nossas UVsno espaço da textura
      06:09
    • 27 (personagens de jogos) - Bake de Mapas e Conserto de Normal Maps
      06:59
    • 28 (personagens de jogos) - Introdução básica ao Ddo
      05:45
    • 29 (personagens de jogos) - Criando nossa base detextura final
      07:50
    • 30 (personagens de jogos) - Como pintar pele de rosto no Zbrush
      09:03
    • 31 (personagens de jogos) - Ultimos toques e exportação para o Marmoset
      12:49
  • Curso de Unreal 4 - Entendendo a Engine
    • 09:37
    • 15:37
    • 03 (Unreal) - Pintando landscapes com -texturas e criando materiais
      20:41
    • 04 (Unreal) - Importando assets, migrandoprojetos e marketplace
      17:20
    • 05 (Unreal) - Adicionando Foliages e Vegetação
      13:16
    • 06 (Unreal) - Introdução ao Open Level Blueprint
      17:56
    • 07 (Unreal) - Introduçao ao Blueprint Class
      18:19
    • 08 (Unreal) - Blueprint Class - Acendendouma Luz com sistema de input
      05:45
    • 09 (Unreal) - Criando variavéis com o Construction Script
      06:40
    • 10 (Unreal) - Convertendo Actors em Blueprint Class e acelerando a construção de um level
      14:53
    • 11 (Unreal) - Soltando elementos com físíca de um determinado pontocom controles de teclado
      06:09
    • 12 (Unreal) - Pegando um objeto no jogoe fazendo ele desaparecer com efeitos
      07:33
    • 13 (Unreal) - Disparando objetos na cenacomo um “tiro”
      09:20
    • 14 (Unreal) - Descobrindo como criar umconteúdo processual
      08:13
    • 15 (Unreal) - Alterando propriedades comprincípios de animação e tempo em uma timeline
      04:19
    • 16 (Unreal) - Introdução ao Persona
      10:27
    • 17 (Unreal) - Configurando Controles demovimento
      12:58
    • 18 (Unreal) - Adicionando Blend Spaces nas animações do Personagem
      05:01
    • 19 (Unreal) - Entendendo o que é “máquinade estado”
      07:58
    • 20 (Unreal) - dividindo a animação do puloem três partes
      05:59
    • 21 (Unreal) - Criando o Blueprint daanimação com State Machine
      14:39
    • 22 (Unreal) - Atribuindo valores as variáveiscom Evento Gráfico
      05:20
    • 23 (Unreal) - Criando um Blueprint Class do estilo Character
      09:35
    • 24 (Unreal) - Associando os controles como movimento do personagem
      08:55
    • 25 (Unreal) - Configurando o Game Mode e Testando os Controles
      15:23
  • Curso de Unreal 4 - Criação de um Jogo 3d com Inimigos
    • 26 (Unreal) - Configuração do Projeto
      09:52
    • 27 (Unreal) - Construindo o Level Básico
      07:13
    • 28 (Unreal) - Criando a Classe base do Personagem em C++
      17:05
    • 29 (Unreal) - Configurando o Game Mode e o personagem herói
      09:31
    • 30 (Unreal) - Preparando o Level para exportar do 3ds max para Unreal
      13:55
    • 31 (Unreal) - Ajustando as texturas e os materiais na Unreal
      22:09
    • 32 (Unreal) - Bake da iluminação commateriais que emitem luz e Pointlights
      16:50
    • 33 (Unreal) - Configurando os Coliders pelaUnreal e com o 3d max
      16:44
    • 34 (Unreal) - Fazendo as portas se abriremautomaticamente para o playerpassar e por comando
      14:25
    • 35 (Unreal) - Trazendo outros Personagense entendendo o sistema dos Controles de movimento
      10:53
    • 36 (Unreal) - Configurando a inteligênciaartificial para os inimigos
      10:48
    • 37 (Unreal) - Criando um sistema de disparopor layzer
      10:20
    • 38 (Unreal) - Configurando a lógica de disparo com os controles
      18:10
    • 39 (Unreal) - Criando o sistema de “danos” nos inimigos
      12:05
    • 40 (Unreal) - Fazendo o Player reaparecerapós receber dados em combate
      09:12
  • Curso de Modelagem para Jogos Mobile - Introdução ao Topogun
    • 01 - Introdução básica ao Topogun
      15:48
    • 02 - Começando a retopologiada
      09:55
    • 03 - Continuando a Retopologiada da Metralhadora
      11:03
    • 04 - Finalizando a retopologia
      11:44
  • Curso de Modelagem para Jogos Mobile - Modelando um Personagem para Jogos Digitais Mobile
    • 11:37
    • 02 (Mobile_Character) - Refinando o modelo
      09:23
    • 03 (Mobile_Character) - Criando os Dentes
      07:19
    • 04 (Mobile_Character) - Detalhamento do modelo
      09:18
    • 05 (Mobile_Character) - Pintando o corpo
      08:20
    • 06 (Mobile_Character) - Refinando a Pintura
      05:53
    • 07 (Mobile_Character) - Finalizando a Pintura
      06:21
    • 08 (Mobile_Character) - Decimando o modelo
      03:54
    • 09 (Mobile_Character) - Retopologia do Corpo
      24:32
    • 10 (Mobile_Character) - UVs do corpo
      09:02
    • 11 (Mobile_Character) - Retopologia dos dentes
      04:08
    • 12 (Mobile_Character) - UVs dos dentes
      07:18
    • 13 (Mobile_Character) - Exportando os Arquivos
      07:54
    • 14 (Mobile_Character) - Bakes no substance painter
      07:09
    • 15 (Mobile_Character) - Finalizando as texturas
      08:39
    • 16 (Mobile_Character) - Montando o render no Marmoset
      06:51
  • Curso de Unity 3d - Entendendo o Unity 3d
    • 01 (Unity 3d) - Introdução ao Unity 3d
      17:25
    • 02 (Unity 3d) - Interface Layout e Conceitode Assets
      20:21
    • 03 (Unity 3d) - Navegação e editorde cena
      12:40
    • 04 (Unity 3d) - Scripts ProgramaçãoUnity com CSharp
      24:09
    • 05 (Unity 3d) - Importando e ExportandoAssets
      13:55
    • 06 (Unity 3d) - Introdução a Terrenos
      14:36
    • 07 (Unity 3d) - Criando Seu Proprio Terreno
      37:11
    • 08 (Unity 3d) - Navegando no Terreno
      04:02
    • 09 (Unity 3d) - Aplicando Vento ao Terreno
      09:05
    • 10 (Unity 3d) - Animando Objetos com o Editor
      17:57
    • 11 (Unity 3d) - Conceito e Aplicacao de Prefab
      13:21
    • 12 (Unity 3d) - Rigidbody e Física3D
      20:47
    • 13 (Unity 3d) - Aplicando fisica para moverum objeto
      16:18
    • 14 (Unity 3d) - Introdução a Animação de Personagens
      27:45
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Professor Leonardo Dalazen
Leonardo Dalazen

Instrutor certificado pela Autodesk e sócio proprietário do portal, já coordenou equipes de games e de arte 3d. Atualmente se dedica como instrutor do curso de Unreal 4 e em diversos outros projetos em parceria com outros profissionais.


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