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Novo binário FBX p/ exportar do Blender

15/09/2014 - ver comentários
Novo binário FBX p/ exportar do Blender

 

Uma ótima notícia para quem trabalha com desenvolvimento de jogos com o Blender. Agora  é possível integrar games engines  com um novo exportador de arquivos binários FBX (versão 7.4) 

Veja abaixo algumas vantagens inclusas neste novo exportador:

  • - Tamanho de arquivos menores
  • - Exportação mais rápida
  • - Ajuste de propriedades personalizadas
  • - Materias reais com texturas conectadas as suas propriadades, como specular diffuse, normal map etc...
  • - Texturas inclusas diretamente no arquivo FBX sem a necessidade de copiar para sub-pastas
  • - Novo sistema para gravar o espaço de transformação. Recomendado mais para objetos estáticos mas deve fiuncionar para objetos animados também, o que permite passar valores de rotação de dentro do Blender para a Unity por exemplo, mesmo que os sistemas de coordenadas não estejam em conformidade.  
  • - Gravação de animação para personagens (com bones) e objetos. 

  

Unity

 

O que funciona:

  • - Malhas estáticas incluindo as Uvs
  • - Animações de personagens com esqueleto incluindo restrições IK
  • - Sombras planas e suaves 
  • - NGons
  • - Exportação de fases inteiras ou cenários
  • - Exportação de materiais também funciona. Os materiais são criados na Unity com o mesmo nome e cor de quando exportados e as texturas inclusas podem ser configuradas

 

O que não funciona:

  • - Colisões de malhas (Isto terá que ser configurado na Unity)
  • - Animações de forma (shape key animation)
  • - Animações de objetos

 

Observações:

  • - O padrão da escala e axis funcionam bem mas certifique-se de configurar a escala dentro da Unity, o padrão é 0.1 

 

UDK

 

O que funciona:

  • - Objetos estáticos incluindo as Uvs
  • - Exportação de materiais também funciona. Os materiais são criados na UDK com o mesmo nome e cor de quando exportados e as texturas inclusas podem ser configuradas
  • - Exportação de colisões entre malhas (elas precisam estar com nomes UCX_XX, onde XX é o nome da malha que a colisão se destina) 

 

O que não funciona:

  • - Exportar todo o cenário ou fase, será necessário exportar os assets individualmente e junta-los na UDK.
  • - Animações de malhas com esqueleto (exporte como PSK/PSA, é muito mais confiável)
  • - Sombras suaves e planas não parecem funcionar bem
  • - Animações de objetos
  • - Animações de forma (shape key animation)

 

Observações:

  • - As texturas precisam ser múltiplas de 2 e no formato PNG
  • - A opção padrão das axis funciona 
  • - Configure a escala para 100.0
  • - A UDK irá reclamar da incompatibilidade da versão FBX (UDK usa a 7.3.0 e o Blender exporta na 7.4.0, mas os modelos iram carregar)
  • - Colisões entre malhas e personagens também podem ser criados na UDK  

Informações extraídas do Developer Blog


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