Login / Cadastre-se

Conheça o Substance Painter

02/01/2015 - ver comentários
Conheça o Substance Painter

 

O Substance Painter tem como principal finalidade pintar modelos 3d, mas com alguns diferenciais que fazem deste programa da Allegorithmic uma caminho mais prático e intuitivo. Confira abaixo os principais pontos destacados por profissionais da indústria de jogos e cinema.  

 

Interface amigável

O primeiro ponto observado é que a interface não e apenas intuitiva, como também muito similar aos programas mais usados pela indústria da computação gráfica. Com uma navegação suave da viewport e teclas de atalhos comuns de aplicações 3d, a curva de aprendizado do programa é curta e de fácil assimilação. Em pouco tempo o artista poderá já trabalhar na prática com seu modelo, podendo usar um sistema de iluminação muito bom com uma biblioteca de mapas HDR e com opção de importar um próprio.

 

Processo de trabalho não destrutivo

O workflow é muito eficiente por permitir a troca de resolução de texturas do modelo sem precisar reajustar ou refazer as pinturas por exemplo. Com isso é possível ganhar muita performance, começando com texturas leves e mudando para texturas com alta resolução só no final do trabalho.

Outro diferencial mais impressionante é que você pode a qualquer momento voltar seu modelo para aplicação 3d principal, atualizar as Uvs e reimportar o mesh.  O Substance Painter irá repintar as texturas para encaixar os novos mapas Uvs.

Para profissionais da indústria de jogos, que sabem  da importância do Physical Based Shader (PSB), poderam exportar todos os mapas necessários para ter o PSB funcionando corretamente na engine de games.

 

Sistema de partículas

O sistema de pintura com partículas e brushes é muito divertido, além de realístico e natural. Com pequenos emissores de partículas que interagem com o modelo e o software fera as pinturas nas texturas. Assim é possível fazer chover no seu asset e as partículas iram deixar marcas de água por exemplo.

Os artistas definem o Substance Painter como amigável , mas é necessário uma certa atenção com a performance. Pois mesmo em máquinas com bom hardware quando usa-se partículas é comum observar lags. Existe uma grande expectativa que a Allegorithmic faça atualizações que torne este processo mais leve e quando isso acontecer, o programa tende a ser o numero 1 para pinturas 3D.

 

Confira abaixo um vídeo da empresa...

 

 

 


Ampliar Clique na foto para ampliar

< VOLTAR