Login / Cadastre-se

Como otimizar um modelo p/ impressão 3D?

28/07/2014 - ver comentários
Como otimizar um modelo p/ impressão 3D?

Base mesh

 

Para começar o processo é importante que seu modelo tenha uma malha base que irá servir para vários outros e que seja formado apenas por polígonos quadrados. O que comumente é classificado como “Base mesh”

Quando se trata de impressão 3d,  deve compreender que polígonos não tem profundidade. A espessura de um objeto é definida pelo volume de um conjunto fechado de polígonos. Portanto, se o seu modelo tiver algum buraco, por menor que seja muito provavelmente não será impresso, pois a impressora não irá reconhecer como um objeto sólido.

Isto geralmente acontece em decorrência da forma de exportação de alguns programas. Por isso antes de exportar, ou usar o GoZ, use ferramentas de ponte para checar e fechar eventuais buracos no seu modelo, como “close polygon hole”.

 

Zremesher

 

Zremesher

 

 

Outra boa dica é usar o Zremesher caso pretenda realizar uma impressão de teste ou de um modelo pequeno. Pois esta ferramenta permite reduzir significativamente a quantidade de polígonos e o tamanho original do arquivo, o que possibilita uma impressão muito mais rápida. Claro que consequentemente perde-se muitos detalhes no modelo, mas quando a baixa quantidade de polígonos é mais importante que o nível de detalhamento o Zremesher é uma ótima solução. O mesmo pode-se dizer caso precise fazer uma retopologia.

 

Decimation Master

 

 

 

O método mais recomendado entretanto, é o usar o plugin do Decimation Master. Este plugin é muito comum e pode ser encontrado no menu ZPlugins. Ele reduz consideravelmente a quantidade de polígonos, mas mantém quase que de forma mágica praticamente o mesmo nível de detalhamento do modelo original. Através de uma barra de slide você poderá controlar a porcentagem dos polígonos originais que você deseja manter e um algoritmo trabalha para escolher a área onde irá remover, mas irá manter o detalhamento.

Este plug-in é muito poderoso e é usado para várias situações, não só para impressão 3d.

Como a maioria das impressoras prefere usar arquivos com extensão .stl, você pode exportar neste formato pelo Zbrush que oferece opções também para redimensionamento caso precise.

Fonte: http://www.creativebloq.com/3d-printing/how-optimise-model-3d-printing-61411965


Ampliar Clique na foto para ampliar

< VOLTAR