Login / Cadastre-se

Fórum

27 dez 2017

Curso de V-Ray

por Mônica Caroline Nakano
Tenho as seguintes perguntas:

1) Eu estou seguindo o curso de V-Ray. A versão do curso é a 2.0 e a minha é a 3.5. Quando eu entro na opção de criar câmeras, escolhendo o V-Ray, não aparece o botão da opção de criar uma V-Ray Physical Camera. O que eu faço?
2) Quando eu vou tentar renderizar uma imagem do projeto Casa Cartoon, a tela de render fica preta. O que pode ser?
144
  • Leonardo Dalazen
    28 . dez . 2017
    Olá Mônica, o curso de vray para o max em breve será atualizado para versão mais recente do vray. Enquanto isso qualquer dúvida que tenha pode entrar em contato por aqui ou pelo email contato@cgtrack.com.br

1) Nas versões mais atuais para controlar as propriedades de câmera do vray é só apertar a tecla "8" do teclado para acessar o Environment e mudar no Exposure Control para VRay Exposure Control
    2) Se está ficando preto é porque não esta reconhecendo as luzes provavelmente, vou abrir na versão mais atual para ver o erro e lhe aviso no próximo post
  • Leonardo Dalazen
    28 . dez . 2017
    Para mim renderizou, experimente deletar a vraysun e trazer ela novamente. Veja também no enviroment (aperta "8" no teclado) se o exposure está como "no exposure control" e no background consta o VraySky. Se sim, confima se os materiais carregaram as texturas corretamente.
  • Mônica Caroline Nakano
    05 . jan . 2018
    Eu trouxe novamente a V-ray Sun para o cenário, mas mesmo assim a tela de render continua preta. Também, na hora que está renderizando meu computador começa a ficar lento e trava. O engraçado é que isto só está acontecendo com o cenário da Casa Cartoon. Com o Quarto da Música e a Suíte correu tudo bem.
    E mais uma dúvida: eu estou usando o V-ray 3.50, quando eu clico no ícone pra adicionar câmeras e escolho a opção V-Ray, não aparece o botão V-Ray Physical Camera, aparece somente VRay Dome Camera. O que pode ter acontecido com a V-Ray Physical Camera?
  • Leonardo Dalazen
    08 . jan . 2018
    Olá Mônica acredito que descobri o problema, a grama estava muito pesada, salvei um novo arquivo sem a grama que agora deve funcionar. Baixe no link abaixo testa e me conta depois...

https://www.dropbox.com/s/gk9uy5y5d7meyzg/Casa%20cartoon_vray_sem%20grama.max?dl=0

Sobre a Camera esqueça a Dome Camera por enquanto, ela serve para distorcer a imagem com um feito esférico essencialmente. A V-Ray Physical Camera propriamente não existe mais como nas versões anteriores. Mas as propriedades dela continuam no vray só em outro lugar. é só apertar a tecla "8" do teclado para acessar o Environment e mudar no Exposure Control para VRay Exposure Control. Ali você vai encontrar as mesmas opções da V-Ray Physical Camera.
  • Leonardo Dalazen
    08 . jan . 2018
    O Correto agora é refazer a grama com a Vrayfur, vou gravar uma aula sobre isso
  • Mônica Caroline Nakano
    10 . jan . 2018
    Eu abri o arquivo da Casa Cartoon sem grama que você me enviou e agora renderizou. Muito obrigada, Leonardo! Qualquer outra dúvida eu entro em contato.